"Sofrimento é passageiro, desistir é para sempre"

"Sofrimento é passageiro, desistir é para sempre" Lance Armstrong


quarta-feira, 25 de maio de 2016

Atenção Portugal!! Assédio moral no trabalho em debate no IPVC esta sexta-feira

Assédio moral no trabalho em debate no IPVC esta sexta-feira


O Instituto Politécnico de Viana do Castelo vai ser palco de um debate sobre assédio moral no trabalho, na próxima sexta-feira, num seminário que conta com vários especialistas em análise de riscos psicossociais.

A iniciativa “Riscos Psicossociais no Trabalho: o fenómeno do Assédio Moral” acontece no âmbito da unidade curricular de Gestão dos Recursos Humanos, do Mestrado de Gestão das Organizações, e tem lugar no auditório Francisco Sampaio, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, a partir das 18.30 horas.

Segundo avança António Cardoso, docente do IPVC e membro da organização, “as condições de trabalho e de vida em geral têm-se degradado com a recente crise económica e, sequentemente, são cada vez mais visíveis os riscos emergentes ligados, quer os relativos ao desemprego e à precarização no trabalho, quer a outros de caráter psicossocial, riscos esses amiúde presentes nas próprias organizações e condições do trabalho, tais como o stress, assédio moral/mobbing, burnout e/ou depressão”.

Numerosos estudos apontam que “estes riscos psicossociais têm enormes consequências para a saúde dos trabalhadores, economia e sociedade em geral”, refere o docente.

O membro da organização considera ainda que “este é um tema que tem merecido a atenção dos diversos atores, no estudo, no controlo e no tratamento do fenómeno, tais como universidades, órgãos de soberania (parlamento, governo, justiça) organizações e gestores, sindicatos, serviços e autoridades de saúde, higiene e segurança no trabalho”, justificando a realização deste seminário.

São várias as temáticas a abordar ao longo do debate que tem início ao final da tarde de sexta-feira. O seminário abre com a temática da “Prevenção de Riscos Psicossociais – o caso do Assédio Moral”, protagonizada por Hernâni Neto, sociólogo e investigador, IS-Universidade do Porto.
O Assédio Moral ou Mobbing: proposta de soluções (iuri condendo) vai ser apresentado por  Nuno Cerejeira Namora, advogado, especialista em direito do trabalho.
A programação encerra com a intervenção de Ana Maria Palhares, advogada e ex-vereadora da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que vai apresentar “Um caso prático de Assédio/Bullying ou Mobbing em contexto de empresa: breve abordagem sobre uma particularidade – a formação profissional”.
A iniciativa é aberta a todos os interessados e a entrada é livre.

Fonte: Rádio Alto Minho

Nenhum comentário:

Postar um comentário