"Sofrimento é passageiro, desistir é para sempre"

"Sofrimento é passageiro, desistir é para sempre" Lance Armstrong


quarta-feira, 15 de julho de 2015

Assédio Moral e Fundo Previdenciário temas de palestras neste sábado


 
A primeira palestra deste sábado (11), durante o Congresso do Judiciário Estadual - Consejud, foi apresentada pelo titular do Núcleo de Estados Trabalho, Saúde e Subjetividade, Roberto Heloani. O assédio moral foi tema da palestra expositiva.
Para o especialista, o índice de assédio moral no âmbito do judiciário tem crescido significativamente, inclusive há casos até mesmo de suicídio, em virtude aos danos psicológicos causados pelo abuso.
“Assédio Moral é toda conduta abusiva e habitual manifestada por comportamentos, palavras, atos, gestos, escritos dentre outros comportamentos que possam trazer dano à personalidade ou à integralidade física ou psíquica de uma pessoa”. (GAMONAL, 2005).


 
O debatedor do tema foi o advogado e mestre em família na sociedade contemporânea, Carlos Magno Vieira, que abordou o assédio moral na esfera pública e privada. “O assédio moral reitera situações de constrangimento de incômodo e humilhações de forma repetitiva e prolongada durante a jornada de trabalho”, informou. 


 
No período da tarde, o advogado e especialista em direito do servidor público, Rudi Cassel, abordou o tema “Fundo Previdenciário”, para tanto, explanou sobre a parte histórica da previdência, legislações e seus avanços.


 
Como debatedor o especialista em Direito Tributário e bel. em direito, João Felipe Menezes. Essa temática teve a intervenção incisiva dos congressistas, em virtude às diversas mudanças na legislação do fator previdenciário que trouxe dúvidas inerentes ao tema.



A presidente do Sinpojud, conforme proposto na programação do CONSEJUD, dividiu os participantes em grupos de trabalho. O objetivo é de extrair propostas e diretrizes que balizarão as ações do Sinpojud em prol da categoria.





 
Finalizando os trabalhos, o representante de cada grupo compôs a mesa para apresentar as propostas. São eles, a servidora Patrícia Bonfim e o diretor do Sinpojud, Maurício Souza.
A programação do evento ainda se estende com um Jantar Dançante hoje à noite e finaliza neste domingo (12), com a palestra do presidente da Conferação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), João Domingos, e Mesa Redonda com as Centrais Sindicais.
 
Fonte:  SINPOJUD

Nenhum comentário:

Postar um comentário