"Sofrimento é passageiro, desistir é para sempre"

"Sofrimento é passageiro, desistir é para sempre" Lance Armstrong


quarta-feira, 16 de julho de 2014

Palestra sobre assédio moral para funcionários

Realizada na última sexta, 11/07, pela Prefeitura de Teresópolis, palestra de conscientização sobre assédio moral, destinada aos servidores municipais.
O tema 'Assédio moral no ambiente de trabalho e outras formas de discriminação' foi desenvolvido pela psicóloga clínica e organizacional Maristela Gonçalves e pelo consultor de estrutura organizacional Paulo Furtado. Desde 2013 o assunto vem sendo levado gradativamente, a título de esclarecimento, aos funcionários públicos das repartições municipais. O encontro foi aberto pelo secretário municipal Antonio Carlos Moura de Oliveira, de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias, e reuniu funcionários públicos das secretarias de Administração, Ciência e Tecnologia, Controle Interno, Direitos da Mulher, Esportes, Governo, Saúde, Segurança Pública, Trabalho e de Turismo, e também da Ouvidoria Geral.
“Essa palestra, que segue orientação do Ministério Público do Trabalho, tem o objetivo de esclarecer os presentes sobre os seus direitos. Acabou o tempo da troca de favores para que o funcionário mantenha o seu emprego. Os direitos de todos devem ser respeitados, tanto dos chefes quanto dos subordinados”, resumiu Moura.
Após definir assédio moral, que é a exposição do trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas, durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, os palestrantes apontaram as condutas mais comuns que caracterizam a situação. Eles também falaram sobre o perfil da vítima e do assediador, as consequências para a empresa, as perdas para as pessoas assediadas e orientaram sobre como agir e a quem recorrer para buscar ajuda.
“A reflexão sobre esse tema no Brasil está crescendo e ganhando legislação própria, inclusive no serviço público”, pontuou o consultor Paulo Furtado. “Os trabalhadores têm direitos e não só deveres a serem cumpridos. A palestra é para que vocês tenham mais conhecimento sobre esse problema grave”, destacou a psicóloga Maristela Gonçalves.
O secretário de Administração, José Carlos Cunha, encerrou a palestra. “Nesse período em que estou à frente da pasta não recebemos nenhuma denúncia a esse respeito. Agradeço a presença de todos e garanto que meu gabinete está de portas abertas para tratar desse assunto”, concluiu.
No final do encontro foi anunciado que a Secretaria Municipal de Administração vai distribuir nos setores a cartilha 'Assédio moral no local de trabalho'. Editada pelo Núcleo de Combate à Discriminação e Promoção da Igualdade de Oportunidades (Nucodis), da Delegacia Regional do Trabalho de Santa Catarina, a cartilha traz esclarecimentos sobre o problema e estimula as denúncias, no intuito de colaborar na busca de alternativas para a solução dos conflitos criados no ambiente de trabalho.

Fonte: Portal Terê com informações da AssCom PMT

 

Um comentário:

  1. __●__ ●
    _ █___█
    __ █__ █_
    __ █__ █
    __ ███____________█████    
    _█▒░░█_________██▓▒▒▓██ ☆
    █▒░●░░█___ ██▓▒██▓▒▒▓█   ★
    █░█▒░░██_ ██▓▒██▓▒░▒▓█
    _██▒░░██ ██▓▒░██▓▒░▒▓█    ★
    ____█▒░██ ██▓▒░░ ████▓█
    ___█▒░██__██▓▓▒▒░░░██   ★★
    ____█▒░██___████████████
    _____█▒░█▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒█
    ______██████████████████.•°*”˜҈.•°*”˜҈..•°Excelente post !
    ..............★MaRiBeL★ http://yomismaokk.blogspot.com.es/

    ResponderExcluir