"Sofrimento é passageiro, desistir é para sempre"

"Sofrimento é passageiro, desistir é para sempre" Lance Armstrong


quarta-feira, 28 de maio de 2014

Débora Falabella é funcionária que sofre assédio moral em 'Contrações'

Peça está em cartaz no CCBB, no Centro do Rio, até 13 de julho.
Texto mostra, com humor negro, o sufocamento no ambiente corporativo.

 

Débora Falabella é uma funcionária sufocada pelo autoritarismo do mundo corporativo na peça "Contrações", em cartaz no Rio de Janeiro. O ponto de partida é um alerta que a chefe linha dura faz a sua personagem. "Elas vão discutir sobre uma cláusula do contrato onde a funcionária não pode se envolver afetivamente, sexualmente com ninguém da empresa. E aí que a história começa – tanto a história afetiva dessa funcionária, como a história dessa funcionária com essa chefe", conta sobre a peça que trata do assédio moral.

Segundo Débora, apesar do texto ser inglês, há uma grande identificação do público brasileiro com a opressão e o sufocamento vividos pela personagem. "Tinham alunos falando de relação aluno e professor. Tinha uma menina que trabalhava em um supermercado e falava da relação da chefe com ela. Então, a gente consegue atingir um público grande, apesar de falar de uma empresa ali específica, que também não diz o nome, não diz do que que é", fala sobre o texto de "humor negro".

"Quando o público consegue se afastar e rir daquela história é porque ele está se identificando ali com aquilo e existe isso: o texto vai indo por um absurdo tão grande e as pessoas vão rindo tanto. Mas, no final, elas estão tão identificadas com aquilo que a gente está contando, que é muito interessante. É o riso que vai ficando um riso nervoso, vai virando um riso aflito e nervoso", completa.   

Por isso o título escolhido – "Contrações" – como explica Débora: "Quando a gente começou os ensaios, até pensou em um outro título, que era 'O contrato', porque acho que o autor faz uma brincadeira com o nome em inglês, que é 'contrações', 'contratações'. E depois que a gente ensaiou e o espetáculo ficou pronto, achou que dizia muito mais ali sobre aquela personagem do que 'O contrato'. 'Contrato' acaba definindo muito uma firma, uma empresa. E 'Contrações' mostra a reação daquela personagem em relação a todo esse mundo capitalista, corporativo que ela vive".

Serviço:
Peça : "Contrações"
De: Mike Bartlett
Com: Débora Falabella e Yara de Novaes
Direção: Grace Passô
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Horários: quarta a domingo, 19h30
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Classificação: 14 anos
Duração do espetáculo: 80 minutos
Temporada: até 13 de julho

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário