"Sofrimento é passageiro, desistir é para sempre"

"Sofrimento é passageiro, desistir é para sempre" Lance Armstrong


quarta-feira, 26 de março de 2014

Autoridade nacional sobre o tema ‘assédio moral’ é um dos palestrantes do 8º Coban


José Pinheiro, presidente do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia, entidade que organiza o Coban.



 O 8º Congresso Estadual dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro, que acontece no próximo final de semana, em Ouro Preto do Oeste, terá entre seus palestrantes o professor e psicólogo José Roberto Heloani, considerado uma das maiores autoridades nacionais quando o assunto é organização do trabalho e, portanto, um dos maiores conhecedores do tema ‘assédio moral’.

Heloani é um veterano estudioso sobre o tema e ao longo dos anos desenvolveu inúmeros estudos e pesquisas sobre a qualidade de vida nos ambientes de trabalho. Também graduado em Direito, com mestrado em Administração pela Fundação Getulio Vargas - SP, doutorado em Psicologia pela PUC/SP, pós-doutorado em Comunicação pela USP e livre-docente em Teoria das Organizações pela Unicamp, Heloani já estudou as condições de trabalho de diferentes categorias: pilotos, controladores de voo, jornalistas, professores, profissionais da saúde e, claro, bancários que, na opinião do especialista, representam uma categoria onde a existência do assédio moral é praticamente uma rotina.

Heloani é, ao lado de outros especialistas, autor do livro “Assédio Moral no Trabalho” e seu conhecimento na área já lhe rendeu inúmeras entrevistas para as mais conceituadas publicações na área do trabalho e de saúde. O psicólogo já foi, inclusive, um dos convidados para tratar do tema “assédio moral” no programa “Encontro com Fátima”, apresentado pela jornalista Fátima Bernardes, da Rede Globo de Televisão.

“O assédio moral é o princípio da solidão, pois a pessoa, se sentindo humilhada, tende a se isolar”, diz Heloani na entrevista do programa que foi ao ar no mês de maio de 2013. 

Em entrevista concedida à jornalista Cristiane Reimberg, da Revista Proteção (especializada no tema saúde), Roberto Heloani disse que a depressão – geralmente gerada após a prática do assédio moral - deve se tornar a primeira ou segunda causa de afastamento do trabalho ainda nesta década.

“É uma grande honra e satisfação termos como palestrante um verdadeiro astro, um mestre respeitado quando o assunto é o assédio moral que afeta milhares de bancários em todo o país”, menciona José Pinheiro, presidente do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia, entidade que organiza o Coban.

Nenhum comentário:

Postar um comentário