"Sofrimento é passageiro, desistir é para sempre"

"Sofrimento é passageiro, desistir é para sempre" Lance Armstrong


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

MPT realiza palestra sobre assédio moral no ambiente de trabalho

A Coordenadoria Regional de Promoção da Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade) do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas realizou,na última segunda-feira (21), palestra sobre ‘Assédio Moral no Meio Ambiente de Trabalho’ com foco em estabelecimentos bancários.
O evento fez parte da "Semana de Conscientização sobre Assédio Moral no Trabalho", numa ação nacional do MPT que visa esclarecer, prevenir e reprimir tal prática lesiva que agride a dignidade, a integridade e a saúde dos trabalhadores.
A palestra foi ministrada pelo procurador do Trabalho Rodrigo Alencar e pela psicóloga Helinizia Sobral. O procurador destacou como ocorre o assédio moral nos estabelecimentos bancários e o que fazer diante desse malefício. Já a psicóloga, abordou o perfil dos assediadores e das vítimas e as consequências na saúde mental dos trabalhadores.
De acordo com o procurador do Trabalho Matheus Gama Correia, coordenador regional da Coordigualdade, e organizador do evento, há uma incidência cada vez maior de assédio moral no ambiente de trabalho bancário, existindo uma quebra da relação de igualdade pretendida pela Constituição Federal. Dados da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (ContrafCUT) revelam que, em todo o país, o problema atinge 66% dos trabalhadores de bancos.
A Coordigualdade elaborou cartilha sobre "Assédio moral em estabelecimentos bancários", com o intuito de esclarecer aos bancários e à sociedade em geral, por meio de conceitos e exemplos, questões relacionadas ao assédio moral no ambiente de trabalho, contribuindo, assim, para a eliminação das práticas abusivas. O material foi entregue aos participantes no final da palestra.
Participaram da abertura do evento, a procuradora-chefe do MPT/AL, Virgínia Ferreira e a desembargadora Vanda Lustosa, que representou o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, Severino Rodrigues dos Santos. O evento ainda contou com a participação de representantes de bancos da região, sindicatos profissionais, de órgãos públicos que lidam com a questão, funcionários públicos e estudantes. A palestra aconteceu no auditório do Pleno do TRT da 19ª no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário