"Sofrimento é passageiro, desistir é para sempre"

"Sofrimento é passageiro, desistir é para sempre" Lance Armstrong


domingo, 12 de maio de 2013

Republicações 2


Relato 2 (A Brincadeira)


Recebemos por transferência no ano passado um paciente com uma doença infecto contagiosa que havia abandonado o tratamento em 3 outros lugares. Como eu era responsável na época pelo setor de Vigilância, me chamaram para fazer sua admissão. Por ser meu horário de almoço fui até a sala, me apresentei ao rapaz e disse que iria almoçar e que em 20 min. estaria de volta para atendê-lo e brinquei: ‘Se você sumir vou ter que mandar a policia te buscar’.

Ele entrou na brincadeira e respondeu: “Se chamar a policia, ai é que eu sumo mesmo”.

Fui almoçar e na volta ele estava me aguardando e ficamos juntos por +ou- 30min em avaliação. Ele tinha uma namorada, então pedi que ele a trouxesse, pois precisaríamos examiná-la. Ele não retornou como combinado.

Passados uns 7 dias a chefe me encontrou no RH, e como sempre de forma agressiva disse: -"Que negócio é esse de você ameaçar paciente dizendo que vai chamar a polícia?"

Eu nem entendi do que ela estava falando e perguntei: -‘O que?’

Ela continuou: -"O paciente “X” que você disse que ia chamar a policia."

Eu respondi: -‘Mas isso foi uma brincadeira, se ele tivesse ficado com medo não teria esperado pra ser atendido por mim. Ele já abandonou tratamento em 3 lugares, faz parte do perfil dele abandonar as coisas.’

Ela respondeu aos gritos: -"Você não está aqui prá brincar! Você vai agora atrás dele, se vire! Ele é responsabilidade sua!”

- Este episódio me deixou bastante insegura e apreensiva com essa tal "responsabilidade", pois na verdade eu era apenas responsável pelo setor. Mesmo buscando fazer tudo de forma correta, a sensação de que a qualquer momento eu seria acusada, era algo frequente.


Tais atitudes fazem parte da estratégia do agressor para desestabilizar emocionalmente os subordinados fazendo-os sentirem-se incompetentes e vulneráveis.

Imagem Google



Nenhum comentário:

Postar um comentário