"Sofrimento é passageiro, desistir é para sempre"

"Sofrimento é passageiro, desistir é para sempre" Lance Armstrong


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Assédio moral no trabalho é tema de palestra na ACISC

Dr. Nilson Bélvio Camargo Pompeu
Foi promovida pela ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), na noite de segunda-feira 26 de março, a Palestra “Assédio Moral no Trabalho”, reunindo comerciantes, prestadores de serviço, comerciários, profissionais de Recursos Humanos e estudantes.

Utilizando vídeos e diversos exemplos, o advogado Nilson Bélvio Camargo Pompeu forneceu o conceito de assédio moral, os tipos mais comuns e as punições previstas em lei. “Assédio moral no trabalho é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas, durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções. Ele é mais comuns em relações hierárquicas autoritárias, em que predominam condutas negativas e relações desumanas de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego”, resume.

Pompeu explica que um ato isolado de humilhação não pode ser considerado assédio moral, pois este pressupõe repetição sistemática; intenção de forçar o outro a abrir mão do emprego e degradação deliberada das condições de trabalho. “O assédio moral é um fenômeno muito antigo, constituindo uma violência psicológica que causa danos à saúde física e mental, não somente daquele que é excluído, mas de todo o coletivo que testemunha esses atos”, destaca.

Por fim, Pompeu alerta que, devido ao número crescente de denúncias, o assédio moral vem preocupando não só o empregado, mas também o empregador. “Prevenir o assédio moral é a ferramenta mais indicada pelos advogados para que a empresa evite pagar indenizações ou tenha a sua imagem denegrida. Isso pode ser feito através de informações para os funcionários sobre o assunto, treinamentos dos gestores e um canal aberto de diálogo”, completa.

Fonte: http://www.saocarlosoficial.com/noticias/?n=Assedio+moral+no+trabalho+e+tema+de+palestra+na+ACISC_CR8QX4AP2S

Nenhum comentário:

Postar um comentário