"Sofrimento é passageiro, desistir é para sempre"

"Sofrimento é passageiro, desistir é para sempre" Lance Armstrong


quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Informe Assediados




O Sindsaúde ABC promove nesta quinta-feira, 24 de novembro, palestra sobre assédio moral que será proferida pela médica Margarida Barreto, especialista em Medicina do Trabalho e autora do livro Violência, Saúde, Trabalho – uma jornada de humilhações. O evento será realizado na sede do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, em Santo André (avenida Ramiro Colleoni, 5), e para participar basta fazer a inscrição pelo e-mail eventos@sindsaudeabc.org.br 

O assédio moral é um grave problema vivenciado por trabalhadores das mais diversas categorias, entre elas os profissionais da Saúde. Estudos apontam que suas principais vítimas são grupos minoritários, como pessoas vulneráveis pela timidez, idade, nível funcional ou mesmo contra a mulher em especial, inclusive as grávidas e com filhos pequenos. “A vítima deve procurar ajuda e não se isolar, porque só expondo a situação é que poderá ser resolvida”, explica a secretária de Políticas Sociais e Sindicais do Sindicato, Rute Rodrigues do Nascimento. 

A médica Margarida Barreto também é pesquisadora do Núcleo de Estudos Psicossociais de Exclusão e Inclusão da PUC-SP e colaboradora em publicações que tratam do tema. Ela define o assédio moral como “um processo de esmagamento emocional a partir de ações repetitivas. Quem assedia o faz de forma pensada ao humilhar e discriminar a vítima”. A palestra terá início às 9h, com credenciamento e café a partir das 8h e término às 12h. Entre os temas em pauta estão a caracterização, diferença entre assédio e bullyng, histórico do problema, como reagir e ajudar a vítima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário